Saúde Mental?
Muito se ouve por aí sobre essa tal de 'saúde mental'. Mas você já parou para pensar exatamente no que esse nome significa?
Segundo a Organização Mundial da Saúde, saúde mental é "um estado de bem-estar em que o indivíduo consegue desenvolver suas próprias habilidades, lidar com o estresse da vida, trabalhar de forma produtiva e contribuir para a sua comunidade."
Tá. Mas... O que será exatamente que isso significa?
Saúde mental é um conceito amplo que se refere justamente a isso: um estado.
Então vamos pensar no que significa exatamente essa ideia de 'estado'. Um estado da mente humana significa a condição mental e emocional da pessoa em determinado momento ou situação. Dessa forma, a saúde mental significa uma condição mental de bem estar em que a pessoa funciona de maneira saudável para si mesma com relação às demandas da vida.
A ideia de saúde mental envolve o bem-estar emocional, bem-estar psíquico e bem-estar social. Todas essas questões levando em conta o equilíbrio dentro da vivência das experiências, seja com a capacidade de sentir e lidar com emoções diferentes (como alegria, raiva, angústia, etc), com a sua motivação pessoal (seu crescimento pessoal), seja no convívio com outras pessoas.
Para a Lola, toda a ideia de saúde mental pode orbitar em torno justamente dessa palavra: equilíbrio.
Ou seja: cuidar da sua saúde mental não significa que você não terá medo, ou não sentirá tristeza, ou até mesmo sente se sentirá com disposição para realizar seus desejos. Não. Cuidar da sua saúde mental é justamente conhecer seus limites - e não perminir que ninguém os ultrapasse. Cuidar da sua saúde mental é saber pedir ajuda quando as coisas complicarem para você. É, ainda que com esforço, se olhar com um pouco mais de amor, de afeto, de generosidade. É pedir um abraço amigo quando precisar, é fazer uma pausa e respirar, é contemplar o céu em um dia difícil.
Cuidar da sua saúde mental é um gesto de autocuidado, de amor.
E é isso que nossos personagens fazem. Um te ajuda na coragem, outro te ajuda a dançar mesmo que sozinha no seu próprio quarto, outro te dá um abraço amigo; tem também a que te ajuda na esperança, a que te lembra que você nasceu para Brilhar, a que te ajuda a mentalizar seus desejos para realizar.
No fim das contas, o que a Lola, eu (tânia), emika e tudo que envolve toda essa vida ...com Lola fazemos é tornar a vida um pouco mais leve, mais colorida, mais feliz. E que a gente (nós e você que nos lê) siga, transformando o mundo com pequenos gestos, colorindo o dia-a-dia, espalhando mensagens de possibilidades e acreditando que é possível sonhar, amar e ser por inteiro.
Com amor,
nós!